Te doy mis ojos

          Cansada da violência e dos constantes abusos praticados por Antonio, seu marido, Pilar decide sair de casa com o filho nos braços. Assim começa o filme espanhol Te doy mis ojos, de 2003. O tema da violência doméstica já havia sido tratado pela diretora Icíar Bollaín em um curta-metragem de 2000 chamado Amores que matan. No longa, porém, a diretora amplia o escopo e aguça o foco: Pilar oscila entre as instâncias do marido, que luta para reconduzi-la à rotina conjugal, e as advertências da irmã sobre os padecimentos deste alegado amor de talhe perigoso.

          Te doy mis ojos não expõe somente a dura realidade dos fatos, bastante clara para o espectador, mas os conflitos emocionais de Pilar e Antonio, a ilusão de uma transformação interna e do outro a fim de denegar a impossibilidade dos próprios ideais, e o fruto disso, uma sensação de angústia que nos acompanha durante todo o curso da história. Amor e ódio, dependência e possessão, tormentos físicos e psicológicos são temas abordados na trama.

Veja mais:

http://cultura.estadao.com.br/noticias/cinema,pelos-meus-olhos-discute-a-violencia-contra-a-mulher,232454

http://www.revistacodice.es/publi_virtuales/i_con_h_mujeres/documentos/comunicaciones/comuMedelBao.pdf

te_doy_mis_ojos_iciar_bollain

Te doy mis ojos

          Cansada de la violencia y de los constantes abusos practicados por Antonio, su marido, Pilar decide huir de casa con su hijo en brazos. Así empieza la película española Te doy mis ojos, del 2003. El tema de la violencia domestica ya había sido expuesto por la directora Icíar Bollaín en un cortometraje del 2000 llamado Amores que matan. Sin embargo, en el largometraje la directora amplia la perspectiva y agudiza el tema: Pilar titubea entre los ruegos de su marido, que lucha por regresarla a la rutina conyugal, y las advertencias de su hermana sobre los padecimientos de este dicho amor de ceño peligroso.

          Te doy mis ojos no expone solamente la dura realidad de los hechos, bastante clara para el espectador, como también los conflictos emocionales de Pilar y Antonio, la ilusión de una transformación interna y del otro para seguir eludiendo la imposibilidad de los propios ideales, y el producto de eso, una sensación de angustia que nos acompaña durante todo el curso de esta historia. Amor y odio, dependencia y posesión, tormentos físicos y psicológicos son temas planteados en la trama.

Y más:

http://elpais.com/diario/2003/01/31/cine/1043967610_850215.html

http://www.muchomasquecine.com/documentos/material/3_Tedoymisojos.pdf

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s