Cine Buñuel é um projeto de extensão corrdenado pelos professores Meritxell H. Marsal e André Fiorussi. Conta com a colaboração de graduandos e pós-graduandos da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). São realizados ciclos semestrais de exibições cinematográficas e debates, cada ciclo regido por um tema norteador.

 

O quê?

O CineBuñuel é um projeto de extensão aberto ao público em geral que se propõe a difundir o cinema hispânico e latino-americano e fazer dele um ponto de partida para debates relacionados com língua, cultura, ética e história das comunidades de fala espanhola.

Buñuel?

O nome da proposta vem do diretor de cinema Luis Buñuel, que vincula na sua trajetória a cultura hispânica europeia e americana. Buñuel participou da geração das vanguardas na Espanha, e junto com Salvador Dalí, rodou um dos filmes surrealistas mais conhecidos: O cão andaluz, de 1929. O diretor fazia parte da chamada Geração de 27 (com Federico García Lorca, Rafael Alberti, Pedro Salinas, Luis Cernuda, entre outros), que renovou a literatura e a política cultural da Espanha dos anos 30. Mas a Guerra Civil espanhola, em 1936, interrompeu esse processo e levou ao exílio a maioria dos autores da geração. Luis Buñuel se estabeleceu então no México, onde continuou sua carreia marcada pela intensa experimentação das formas e a crítica à sociedade. Da Espanha ao México, Buñuel representa um cinema envolvido com a criação e, ao mesmo tempo, com o desafio de renovar as formas de vida e pensamento. São precisamente estes os objetivos do presente projeto de extensão: propor uma postura crítica, reflexiva e criativa em relação à realidade, a partir das formas do cinema.

Como?

Em um formato de reuniões quinzenais, o CineBuñuel quer contribuir para a reflexão do cinema espanhol e latino-americano contemporâneo, a partir da exibição de filmes e dos debates gerados na sequência. Os filmes serão exibidos em língua original com legendas em português, para que estudantes de todos os cursos da UFSC e o público em geral possam conhecer e debater os temas abordados. Cada semestre será proposto um ciclo de filmes de temática variada.

Quando e onde?

Quinzenalmente, às terças-feiras, das 14h às 15h30. No Auditório Elke Hering, localizado na Biblioteca Universitária da UFSC, em Florianópolis, Santa Catarina, Brasil.